Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Laboratório de Wuhan nega responsabilidade por surto do novo coronavírus; O Estado de SP

Detalhes Notícia
Por outro lado, presidente americano Donald Trump adverte a China sobre possíveis 'consequências' devido à pandemia. Teste do novo coronavírus realizado em laboratório. Foto: Jalal Morchidi/EFE/EPA

O diretor do laboratório de segurança máxima da cidade chinesa de Wuhan, Yuan Zhiming, acusado pela mídia americana de ser a fonte do novo coronavírus, negou categoricamente as acusações no sábado, 18.

A China está sob crescente pressão sobre como administrou a pandemia. Os Estados Unidos estão tentando descobrir se o vírus se originou de um instituto de virologia que possui um laboratório de biossegurança.

Cientistas chineses alegaram que o vírus provavelmente partiu de um animal para o ser humano em um mercado que vendia animais selvagens. Mas algumas teorias afirmam que o germe se espalhou pelo Instituto de Virologia de Wuhan, especificamente no laboratório P4, equipado para lidar com vírus perigosos.

“É impossível que esse vírus venha de nós. Nenhum dos funcionários foi infectado”, disse Zhiming, em entrevista à mídia pública. O diretor acrescentou que “todo o instituto realiza pesquisas em diferentes áreas relacionadas ao coronavírus”. O laboratório já rejeitou essas teorias e disse que havia compartilhado informações sobre o patógeno com a Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de janeiro.

Leia mais em O Estado de S.Paulo