Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Para se blindar, Bolsonaro começa a mostrar fatura de suas projeções da pandemia; Folha de SP

Detalhes Notícia
Presidente tenta se antecipar sobre impacto econômico do vírus para explorar em 2022 retórica de que a sua resposta era a mais acertada. Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro tem intensificado estratégia de blindagem política para tentar evitar que os efeitos da pandemia do coronavírus sejam usados contra ele na disputa eleitoral de 2022. O plano consiste, neste primeiro momento, na defesa pública de que o coronavírus se trata de uma adversidade pequena, que não justifica medidas restritivas que podem aumentar o desemprego no país. 

A ideia é que, ao se antecipar agora sobre os impactos econômicos que são praticamente inevitáveis, o presidente explore, na corrida eleitoral, a retórica de que a sua postura era desde o início a mais acertada, mesmo que contrariando as recomendações das autoridades de saúde.

Na última sexta-feira (17), em conversa com um grupo de apoiadores, Bolsonaro deixou clara a sua intenção. Ele ressaltou, em frente ao Palácio da Alvorada, que chegará o momento em que as pessoas dirão: “Bolsonaro tem razão”.

Leia mais na Folha de S.Paulo