Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

União Europeia abre caminho para acordo histórico sobre fundo anticrise

Detalhes Notícia
Itália e Holanda lideram as posições radicais que podem condenar ao fracasso a reunião europeia de quinta-feira. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, fala com a chanceler alemã, Angela Merkel, na reunião de líderes da UE de outubro.NICOLAS ECONOMOU / GETTY

A reunião europeia por videoconferência na manhã de quinta-feira, a quarta convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, desde o começo da epidemia da Covid-19, pretende abrir o caminho rumo a um pacto sobre injeção maciça e sem precedentes de recursos econômicos contra uma crise econômica inevitável. O acordo, ainda sujeito a muitas discussões, aponta a uma aplicação histórica do orçamento da UE, de onde sairia o fundo de recuperação proposto pela Espanha. Os sinais positivos de Berlim a essa iniciativa encorajam o otimismo de Bruxelas. Mas ninguém descarta que o choque entre as posições mais radicais, representadas pela Holanda e a Itália, pode prejudicar a reunião e obrigar a realização de novas rodadas de negociação. 

As posições dos membros europeus sobre a ambição das medidas necessárias continuam distantes. Mas os últimos movimentos da chanceler alemã, Angela Merkel, e do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, abriram uma possível área de entendimento que pode servir para construir, de acordo com as fontes consultadas, um acordo definitivo.

Leia mais em El País