Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA chegam a 26 mi em cinco semanas por coronavírus; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Segundo governo, mais 4,4 mi solicitaram o recurso na semana passada. O presidente norte-americano Donald Trump durante pronunciamento na Casa Branca em Washington - Al Drago - 19.abr.2020/Reuters

Um recorde de 26 milhões de norte-americanos pediram auxílio-desemprego nas últimas cinco semanas, confirmando que todos os postos de trabalho criados durante o mais longo boom do emprego na história dos Estados Unidos foram eliminados em cerca de um mês, à medida que o novo coronavírus abala a economia. 

O Departamento do Trabalho dos EUA disse nesta quinta-feira (23) que mais 4,427 milhões de pessoas solicitaram auxílio-desemprego pela primeira vez na semana passada, abaixo dos 5,237 milhões em dado revisado da semana anterior. A expectativa entre economistas em uma pesquisa da agência Reuters era de que o pedidos recuariam para 4,2 milhões na semana passada, embora as estimativas tenham chegado a 5,5 milhões. 

Os dados mais recentes elevam os pedidos de auxílio-desemprego acumulados para mais de 26 milhões desde a semana do dia 21 de março, representando cerca de 16% da força de trabalho. Os Estados Unidos criou 22 milhões de empregos durante o boom empregatício iniciado em setembro de 2010 e encerrado abruptamente em fevereiro deste ano. 

Leia mais na Folha de São Paulo