Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

Supercomputador Santos Dumont vai ajudar no combate à Covid-19, por Victor Pinheiro/Olhar Digital

Detalhes Notícia
Máquina tem capacidade de realizar 5,1 quatrilhões de cálculos por segundo e está entre os 200 supercomputadores mais potentes do mundo. Supercomputador Santos Dumont. Foto: Reprodução

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) anunciou nesta sexta-feira (8) que vai disponibilizar gratuitamente o acesso a recursos do supercomputador Santos Dumont para pesquisadores e cientistas envolvidos em estudos relacionados à pandemia do novo coronavírus.

Localizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o Santos Dumont se configura entre os 200 supercomputadores mais potentes do mundo. Após passar por atualizações em dezembro de 2019, o equipamento adquiriu uma capacidade de processamento de aproximadamente 5,1 petaflops. Em outras palavras, ele opera até 5,1 quatrilhões de cálculos por segundo.

O máquina auxilia, atualmente, cerca de 150 projetos de pesquisas, incluindo estudos sobre a exploração de petróleo e gás, carvão mineral, energias renováveis e fenômenos climáticos. Na área da saúde, o sistema apoia pesquisas sobre os vírus da Zika, HIV e Dengue, assim como investigações relacionadas ao novo coronavírus. Em 2017, o Santos Dumont quase foi desativado devido a cortes de verba.

Leia mais em Olhar Digital