Porto Alegre, domingo, 17 de novembro de 2024
img

Taxa de contágio por coronavírus sobe na Alemanha após alívio de restrições; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Alemanha já registrou mais de 169 mil casos de covid-19. Taxa de reprodução do coronavírus volta a ficar acima de 1,0 em meio a relaxamento de medidas de isolamento. Instituto de controle de doenças afirma ser necessário observar com atenção o que ocorrerá nos próximos dias. Getty Images/AFP/R.Hartmann

A taxa de contágio pelo novo coronavírus subiu na Alemanha pelo segundo dia consecutivo, em meio ao relaxamento das medidas de isolamento em todo o país. Dados divulgados pelo Instituto Roberto Koch (RKI) – órgão responsável pelo controle e prevenção de doenças no país – divulgados nesta segunda-feira (11/05) revelam que a chamada taxa de reprodução do vírus chegou a 1,13 no domingo, após o 1,1 registrado no sábado. Na sexta-feira, a taxa era de 0,83.

A taxa de reprodução indica o potencial de disseminação do vírus e é uma referência essencial para o trabalho do RKI, que lidera as pesquisas científicas sobre a pandemia na Alemanha. Os dados desta segunda-feira significam que cada pessoa infectada transmite a doença para uma outra pessoa. Quando a taxa é menor do que 1, isso significa que cada vez menos pessoas são infectadas, e o número total de contaminados diminui.

Os dados, segundo o RKI, servem como alerta e fazem com que seja necessário “observar com muita atenção o desenrolar dos acontecimentos nos próximos dias”. Segundo o instituto, ainda não é possível dizer se “a tendência das últimas semanas de queda das novas infecções se manterá ou se haverá uma nova alta do número de casos”.

Leia mais em Deutsche Welle