Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
img

Gigantes globais estendem ao Brasil boicote a anúncios no Facebook; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Protesto contra veiculação de conteúdos racistas e notícias falsas pela rede social já angariou mais de 400 empresas nos EUA; Coca-Cola, Heineken, Volkswagen e Microsoft ampliaram retirada de publicidade da plataforma a outras nações. Facebook, de Zuckerberg: eliminar discurso de ódio é achar ‘agulha no palheiro’. Bloomberg/George Frey

 

 

O boicote de anunciantes às plataformas do Facebook começou ontem nos Estados Unidos, mas não se restringe à maior economia do mundo. Gigantes globais estenderam a suspensão da veiculação de anúncios no Facebook e no Instagram em outros países, incluindo o Brasil – entre elas Coca-Cola, Heineken, Microsoft, Beiersdorf e Volkswagen. Marcas brasileiras, por enquanto, monitoram a situação e começam a se movimentar para entender se vale ou não a pena fazer parte desse movimento.

Incentivado pela organização não governamental Stop Hate for Profit, o protesto se concentra principalmente nas mensagens de ódio racial propagadas na rede social, mas também abrange questionamentos sobre como a empresa lida com informações de origem duvidosa ou notícias falsas. O boicote começou a se desenhar nas últimas semanas e conseguiu angariar mais de 400 marcas, entre negócios de diversos portes. A suspensão começou ontem e deve se estender por julho.

Apesar de o movimento ter se originado nos Estados Unidos, boa parte das multinacionais que se juntaram ao boicote ao Facebook decidiram estender a decisão para outros mercados, incluindo o Brasil.

Leia mais em O Estado de São Paulo