Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Prefeitura fiscaliza cumprimento de normas de funcionamento por supermercados

Detalhes Notícia
Controle do fluxo de pessoas para evitar aglomeração foi um dos itens verificados pelos fiscais. Luciano Lanes / PMPA

 

 

Agentes do Escritório de Fiscalização percorreram dezenas de supermercados de médio e grande portes de Porto Alegre, nesta terça-feira, 7, para orientar sobre o decreto 20.639, que regulamenta novas regras para os estabelecimentos como prevenção ao coronavírus. Os fiscais verificaram o cumprimento das normas de controle do fluxo de pessoas para evitar aglomerações, ocupação máxima de 50% da capacidade dos locais, monitoramento de filas e distância de dois metros entre os clientes. Foram vistoriadas também as determinações de proteção individual, higienização e ingresso de apenas um cliente por família sempre que possível.

“Nossas equipes estão diariamente nas ruas para fiscalizar as medidas de prevenção e combate à Covid-19. Precisamos do apoio dos empreendedores e, sobretudo, da população, para que compreendam e, se puderem, fiquem em casa, saindo somente quando realmente necessário” – Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

As normas, que entraram em vigor nesta terça-feira, 7, são para garantir a segurança dos funcionários dos estabelecimentos e da população. “Seguimos orientando e pedindo compromisso para o controle de público, para que apenas um cliente por família entre no local e para evitar a superlotação dos espaços, além da responsabilidade com as devidas medidas de higiene”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff.

Mercado Público – O Mercado Público também foi fiscalizado pela Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) na manhã desta terça. O local pode funcionar apenas pelo sistema de telentrega (delivery). Estabelecimentos do ramo de alimentação com acesso externo podem comercializar seus produtos no formato de pegue e leve (takeaway).

Já as lotéricas, que possuem acesso externo, podem abrir com equipes reduzidas e com restrição do número de clientes (um para cada atendente). Estão proibidas a formação de filas internas ou externas e a aglomeração de pessoas.

Fiscalização – Integram o Escritório de Fiscalização agentes da Diretoria de Fiscalização da SMDE, Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).