Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Em carta aberta ao Pacto Alegre, Marchezan faz apelo por protagonismo do movimento

Detalhes Notícia
Diante do cenário da pandemia, prefeito falou sobre o desafio de reiventar o futuro da cidade. Anselmo Cunha/ PMPA

 

 

O prefeito Nelson Marchezan Júnior enviou, nesta terça-feira, 7, uma carta aberta aos representantes das entidades, empresas e organizações que integram o Pacto Alegre. O objetivo é “reinventar o futuro de Porto Alegre, por necessidade e oportunidade geradas pela crise”, defendeu, durante videoconferência da Mesa Diretiva do Pacto Alegre realizada nesta manhã.

O prefeito fez um apelo aos participantes da iniciativa para a criação de uma agenda de temas e soluções para a nova realidade da cidade, no pós-pandemia, e disse contar com o engajamento e o debate sobre os projetos de lei, de autoria do Executivo, descritos no documento. Leia aqui.

Marchezan disse que o Pacto Alegre é uma força ativa para pensar a nova economia que vai se impor no durante e no pós-Covid.

“Temos o desafio de mudar nossa cidade, de nos prepararmos para a superação. Este é um apelo formal da prefeitura diante do encaminhamento de projetos de lei que estão na Câmara e outros que iremos apresentar para que sejam conhecidos, criticados e recebam sugestões em relação ao presente e ao futuro da pandemia” – Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Para Marchezan, o Pacto Alegre tem a missão de protagonizar mudanças, dedicando atenção para construir transformações de acordo com os novos desafios. Ele destacou a importância do envolvimento dos líderes e representantes políticos e legais das entidades que compõem o Pacto nesta mudança. “Podemos deixar um legado, o mundo precisa que a gente sofra adaptações para se preparar, não só para a pandemia, mas também para os seus reflexos. Esse é um apelo pessoal, para que os líderes contribuam neste momento de crise econômica e social sem precedentes, em que precisamos gerar, em paralelo a tudo que está acontecendo, oportunidades”, diz.

O coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, avaliou que o desafio de protagonismo lançado pelo prefeito é um estímulo “para que a gente crie juntos uma agenda da cidade, que nos leve para um novo normal. Tenho certeza que as entidades podem contribuir de maneira significativa para essa missão”, destaca.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Reginaldo Pujol, as intenções do Pacto Alegre tornam o Legislativo um parceiro de agenda. “Que a gente possa entrelaçar mais ainda as nossas relações por este programa, em nome da comunidade porto-alegrense”, conclui.

União – Durante a videoconferência, o consultor espanhol Josep Piquè falou sobre a amplitude dos desafios da Mesa Diretiva do Pacto no pós-Covid. Ele afirmou que os projetos criados pela iniciativa antes da pandemia “criaram um modelo de governança, um modelo de trabalho conjunto por Porto Alegre. Esse é o elemento-chave para dar respostas e construir uma nova visão de cidade. A inovação é feita para se pôr à disposição de desafios”, afirma.