Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Número de desabrigados e desalojados pelas cheias ultrapassa 7 mil no RS; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Nível do rio Uruguai é monitorado pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente DEFESA CIVIL RS/DIVULGAÇÃO/JC

O número de gaúchos que precisaram deixar as suas casas após as fortes chuvas e cheias no Rio Grande do Sul já soma 7.146 pessoas, segundo o boletim divulgado às 17h da tarde deste sábado (11) pela Defesa Civil do Estado. São 1.342 desabrigados (quando não há para onde ir e precisam ser removidas para abrigos públicos) e 5.802 desalojados em 30 municípios gaúchos, totalizando 2.038 pessoas a mais do que no boletim divulgado no final da manhã.

Em Lajeado, 48 famílias foram removidas para o Parque do Imigrante após a inundação que atingiu o município na terça-feira (7). A cidade tem 300 desabrigados e 400 desalojados.

Em São Sebastião do Caí, são 160 desabrigados, com registro de danos em 435 edificações. Montenegro encontra-se em situação de emergência após a cheia do rio Caí, que atingiu cerca de 20% da área urbana. O nível do Caí chegou a 8,17 m na manhã de quinta-feira (9).

Igrejinha tem 2 mil pessoas desalojadas em decorrência da enxurrada que atingiu a cidade na quarta-feira. As famílias atingidas tiveram danos em suas residências, perdas com móveis, vestuário, alimentos, colchões, utensílios domésticos. Houve danos em pavimentações, bueiros, ruas e margem do Rio Paranhana. Foi realizado o mapeamento da área atingida pela enxurrada no município, resultando em 510 imóveis atingidos.

Em Porto Alegre, uma família da Ilha dos Marinheiros precisou ser retirada do local pelos Bombeiros após a elevação das águas do Guaíba e foi alojada na casa de parentes. O nível do Guaíba na estação Caís Mauá, em Porto Alegre estava em 2,61 m nesta manhã, quando o normal é 1,2m. O Guaíba segue em elevação mesmo com o vento nordeste e a situação é de alerta com registro de inundação nas ilhas.

Leia mais no Jornal do Comércio