Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

"Como casal não temos existência legal": as dificultades de homossexuais na Rússia após mudança na Constituição; RFI

Detalhes Notícia
Vika e Valeria pretendem se casar em Portugal e se instalar definitivamente no exterior. RFI/R. Shikhatova

 

 

Na Rússia, a discriminação aos casais gays está expressa na constituição do país, que agora proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ao adicionar esta emenda, o presidente Vladimir Putin recebeu apoio da parcela mais conservadora de seu eleitorado. A reportagem da RFI mostra o drama de quem enfrenta o preconceito em seu dia-a-dia.

Vika e Valéria vivem juntas há cinco anos e lembram com grande ternura o início de seu relacionamento. “Já faz tempo que moramos juntas, mas no começo ela não queria vir morar na minha casa. Então eu apareci com uma grande mala e disse: ou você coloca as suas coisas dentro e vem ou sou eu que te colocarei dentro da mala e te levarei”, conta, entre risos, Vika.

Sentadas lado a lado, na sala de estar de seu pequeno apartamento, as duas jovens contam que decidiram viver juntas, apesar das dificuldades e discriminação que ainda são muito frequentes na Rússia em relação aos casais LGBTQI+.

“É simplesmente horrível. Porque as pessoas que são casadas têm direitos que nunca teremos. E para mim é uma grande injustiça, isso significa que, como casal, não temos existência legal. Por exemplo, se uma de nós ficar doente e acabar no hospital, a outra não pode nem visitar”, lamenta.

Leia mais em RFI