Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

RS: Governo firma convênio com Ministério Público que beneficia Jardim Botânico e área de proteção ambiental

Detalhes Notícia
Em 2017, prédio que abriga o Museu de Ciências Naturais, no Jardim Botânico, foi atingido por um temporal que causou estragos - Foto: Divulgação Sema

 

 

Um repasse de mais de R$ 1 milhão do Ministério Público Estadual (MP) será destinado para melhorias no Jardim Botânico e na área de proteção ambiental (APA) do Banhado Grande. O convênio foi assinado em um ato simbólico on-line na tarde de quarta-feira (15/7) pelo secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior.

Lemos destaca que o apoio do MP é primordial para a concretização de projetos e desenvolvimento de pesquisas. “Parte do recurso será aplicada em reformas no telhado do Museu de Ciências Naturais, especificamente em uma sala onde eram mantidas peças do herbário, instrumento fundamental para pesquisa e conservação histórica do Rio Grande do Sul”, explica.

Em outubro de 2017, o prédio que abriga a administração central e o Museu de Ciências Naturais, no Jardim Botânico, foi atingido por um temporal que causou estragos na cobertura do prédio.

Conforme o chefe da Divisão de Pesquisa e Manutenção de Coleções, Daniel Brambilla, o prédio já sofria com desgastes do tempo, e o evento climático agravou a situação. “Esperamos finalizar as obras ainda este ano. Será uma reforma primordial para o Jardm Botânico, contribuindo para o avanço ainda mais eficiente do trabalho”, destaca.

Com o convênio celebrado com o MP, ainda será possível destinar recursos para a aquisição de equipamentos, execução de atividades de fiscalização, educação ambiental, pesquisa e manejo de espécies na APA do Banhado Grande. Ela está localizada entre os municípios de Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha e tem vegetação característica dos biomas Mata Atlântica e Pampa.