Porto Alegre, sábado, 07 de setembro de 2024
img

Porto Alegre: Prefeito faz apelo para que entidades empresariais apoiem distanciamento social

Detalhes Notícia
Marchezan Jr Foto: Anselmo Cunha/ PMPA

 

 

O prefeito Nelson Marchezan Júnior deu sequência, na tarde desta sexta-feira, 17, à agenda de diálogo que tem mantido com representantes de entidades empresariais desde o início da pandemia. O prefeito apresentou os dados da pandemia e fez um apelo para que as entidades apoiem o distanciamento social. Mais cedo, Marchezan se reuniu, por videoconferência, com representantes dos hospitais.

“Os hospitais já não estão confortáveis com o cenário atual, estão no limite de recursos humanos e estruturais. Precisamos diminuir a circulação de pessoas e frear a contaminação” – Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Segundo Marchezan, se no mês de março a cidade não tivesse adotado o isolamento social, hoje o sistema de saúde já teria entrado em colapso. “Infelizmente, todas as nossas projeções se confirmam e mostram que as medidas de isolamento adotadas não foram precipitadas”, diz.

No início da tarde desta sexta, dos 748 leitos de UTI em operação em de Porto Alegre, 649 (90,14%) estavam ocupados e 259 (34,63%) deles eram por pacientes em tratamento de Covid-19. Até agora, Porto Alegre já destinou 203 leitos UTI exclusivamente para cuidar de pacientes com Covid-19.

O presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação (Sindha), Henry Chmelnitsky, propôs que as entidades se organizem para formatar uma campanha de conscientização da importância do isolamento social. “Vamos olhar para frente e evitar o caos”, diz ele.

Participaram da videoconferência Aline Deparis (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação); Paulo Kruse (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre); Athos Cordeiro (Sindicato Ind. Construção de Estradas Pavimentação Obras de Terraplanagem RS); Célio Levandoski (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento); Claudio Zaffari (Associação Gaúcha de Supermercados); Eduardo Fernandez (Grupo de Líderes Empresariais); Eduardo Oltramari (Associação Brasileira De Shopping Centers); Fernando Vilamarinho (Associação Comercial de Porto Alegre) Evilázio Teixeira (PUC); Irio Piva (Câmara de Dirigentes Lojistas); Luiz Roberto Ponte (Sociedade de Engenharia do RS); Luiz Carlos Camargo (Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes); Maria Fernanda Tartoni (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes); Márcia Ferri (Sindicato de Ensino Privado); Moacyr Schukster (Sindicato da Habitação); Paulo Siqueira (Sindicato Intermunicipal dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul); Ramiro Martini (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas); Rene de Oliveira (Associação dos Dirigentes Cristãos), além de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PUC/RS e Unisinos.

Os secretários municipais Pablo Stürmer (Saúde), Leonardo Hoff (Desenvolvimento Econômico), Bruno Miragem (Combate ao Coronavírus), Christian Lemos (Relações Institucionais) e Natan Katz (adjunto da Saúde) também participaram da reunião.