Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Migrantes retomam travessia ilegal do Canal da Mancha e preocupam autoridades britânicas; RFI

Detalhes Notícia
Migrantes saem de barco após terem sido interceptados durante a travessia do Canal da Mancha (imagem de abril 2020) BERNARD BARRON / AFP

 

 

A Grã-Bretanha registrou um aumento recente no números de pequenas embarcações que cruzam o Canal da Mancha partindo da França para entrar ilegalmente no território britânico. Mais de 4 mil pessoas já fizeram a travessia este ano. A situação está irritando as autoridades locais, que pedem mais vigilância do lado francês.

Em uma mensagem nas redes sociais, a ministra britânica do Interior, Priti Patel, reclamou dos últimos balanços sobre a entrada de migrantes de forma ilegal, que desembarcam pelo Canal da Macha. “Os números são vergonhosos”, disse a ministra, que fala de uma situação “inaceitável”.

Para ela, a França e os demais membros da União Europeia são países seguros e, por essa razão, os “verdadeiros refugiados” não deveriam “arriscar suas vidas e infringir a lei vindo ao Reino Unido”. A ministra disse ainda que está atuando para que “essa rota [de imigração] se torne impraticável”.

Leia mais em RFI