Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

Por que é que o acordo de vacina Moderna Covid-19 da Suíça é arriscado? Rd. Suiça Internacional

Detalhes Notícia
A Suíça juntou-se a uma lista crescente de países a firmar acordos bilaterais para encomendar vacinas às farmacêuticas. Keystone / Carolyn Kaster

 

 

A Suíça encomendou vacinas da farmacêutica americana Moderna. A decisão, algo inédito, mostra que o país alpino tem poucas esperanças que a distribuição da vacina do Covid-19 ocorra de forma justa, afirmam os especialistas.

Com o acordo assinado na semana passada, a Suíça se tornou um dos primeiros países a concluir um acordo com a empresa de biotecnologia Moderna. Ela não foi o único país a assinar acordos bilaterais com farmacêuticos: Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Japão estão entre os compradores que já desembolsaram dinheiro na pré-compra do que poderá ser uma vacina contra o novo coronavírus.

Enquanto a corrida pelas vacinas se acelera, o acordo com a Moderna traz um alívio a muitos na Suíça que o veem como uma medida necessária para proteger a população.

Entretanto, os críticos argumentam que os gastos são elevados e terminam por prejudicar os esforços globais de garantir uma distribuição justa das vacinas Covid-19, algo que a Suíça apoia publicamente.

“O acordo mostra que a Suíça não acredita ser possível ter um acordo global para distribuir equitativamente as vacinas”, afirmou Patrick Durisch, especialista em saúde pública na ONG Public Eye.

Leia mais em Rádio Suiça Internacional