Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

Pesquisador suíço promete acabar com a malária; Rd Suiça Internacional

Detalhes Notícia
Jeremy Herren e a sua equipe no Quénia descobriram um micróbio que elimina o patogênico da malária nos mosquitos. Evan Teal

 

 

Quando Jeremy Herren deixou a Suíça em 2014 para iniciar um novo e ousado projeto de pesquisa no Quênia, poucas pessoas pensaram que ele teria sucesso. Seis anos depois, ele e sua equipe anunciam um importante avanço na luta contra a malária. Mas pode levar anos para descobrir se, na prática, a nova abordagem é viável.

O jovem pesquisador suíço e sua equipe no Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia de Insetos (ICIPE) descobriram um micróbio que ocorre naturalmente em cerca de 5% de uma espécie de mosquito comum na África Oriental. Este fungo monocelular, chamado Microsporidia MB, impede que os mosquitos carreguem parasitas da malária.

“O que encontramos é muito promissor”, diz Herren, de 35 anos de idade, em uma videoconferência a partir de sua casa em Nairóbi. “Quando descobrirmos como dispersar a Microsporidia MB por uma grande área, esta estratégia pode ser bem-sucedida muito rapidamente”. O micróbio se espalharia então por conta própria, espera-se que por um longo período”.

Leia mais em Rádio Suiça Internacional