Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

Após escândalo de plágio, ex-ministro alemão conclui doutorado; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Revelações de plágio arruinaram a carreira de Karl-Theodor zu Guttenberg, que perdeu posto no governo Merkel e título de doutor. Quase dez anos depois, ele defende discretamente nova tese e fala em "segunda chance".@imago/J. Heinrich

 

 

O ex-ministro alemão Karl-Theodor zu Guttenberg pode voltar a ostentar o título de doutor quase dez anos depois de um escândalo de plágio que arruinou sua reputação e lhe custou um posto ministerial no governo de Angela Merkel.

O ex-titular da pasta da Defesa confirmou nesta quinta-feira (13/08) aos jornais do grupo de mídia Funke que concluiu um novo doutorado na escola de negócios da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

No site da universidade consta de fato uma tese de PhD em filosofia apresentada em 2019 por “Karl Buhl-Freiherr von und zu Guttenberg”, uma das versões do longo nome do ex-ministro, que vem de uma família da antiga nobreza alemã.

O documento com mais 400 páginas é descrito como “uma reconsideração analítica da natureza, escopo e importância do correspondente bancário e sua aplicação em precedentes históricos e estudos de caso selecionados”. O documento cita 91 fontes primárias e cerca de 530 fontes secundárias, principalmente ensaios e livros.

Leia mais em Deutsche Welle