Com manifestações de rua esvaziadas pela pandemia, mensagens de apoio e de oposição ao presidente Jair Bolsonaro foram parar em outdoors em várias cidades do país. Em alguns deles, Bolsonaro virou garoto propaganda da cloroquina e até a ema do Palácio da Alvorada, que ficou conhecida por bicar o presidente, ganhou o seu momento de fama. As formas de custear os protestos são diversas, desde financiamento coletivo pela internet a patrocínio de empresários na região.
Em Palmas, no Tocantins, um grupo de moradores instalou dois outdoors de oposição ao governo. Um deles traz a mensagem “Ai meente! Vaza Bolsonaro. #OTocantinsQuerPazJá!” e o outro “Não vale um pequi roído. Palmas quer #Impeachment já!”.
O cientista social Tiago Rodrigues, de 36 anos, é um dos idealizadores da iniciativa. Segundo ele, a arte foi desenvolvida pelo próprio grupo, que optou por anúncios mais divertidos, com mensagens diretas e trazendo referências locais. Nos cartazes, Bolsonaro aparece com um pequi, fruta famosa na região, laranjas e caixas de cloroquina. Ao todo, 60 pessoas colaboraram com a iniciativa, que arrecadou R$ 2,5 mil reais.
Leia mais em Revista Época