Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Quem é Jon Ponder, ladrão de banco que virou ativista perdoado por Trump?; por Caitlin McFall/FoxNews

Detalhes Notícia
Hope for Prisoners é um programa de 18 meses que foi iniciado em 2009 e envolve treinamento profissional, orientação e aconselhamento.

 

O presidente Trump emitiu um perdão total para Jon Ponder, um ladrão de banco condenado de Nevada que iniciou um programa pós-prisão conhecido como Hope for Prisoners, para ajudar as pessoas a reingressar na sociedade. “Jon, honramos sua devoção em mostrar aos cidadãos que retornaram que eles não foram esquecidos”, disse Trump na terça-feira. “Vou continuar a dar a todos os americanos, incluindo ex-presidiários, a melhor chance de construir uma nova vida e realizar seu próprio sonho americano.” Ponder cresceu em Nova York e se envolveu com gangues e se tornou viciado em drogas e álcool, o que o levou à sua primeira prisão aos 12 anos, disse ele. Ele então passou os próximos 25 anos entrando e saindo da prisão antes de ir para uma prisão federal após um assalto a banco induzido por drogas e álcool. Ele pode pegar até 23 anos de prisão federal, mas só foi condenado a cinco.

Como ex-presidiário, Ponder iniciou o programa Esperança para Prisioneiros depois de se preocupar, de uma cela de prisão, sobre como ele iria recomeçar sua vida após o que se tornaria sua última passagem pela prisão.

Hope for Prisoners é um programa de 18 meses que foi iniciado em 2009 e envolve treinamento profissional, orientação e aconselhamento. A iniciativa supostamente apoiou mais de 3.100 homens e mulheres que retornaram à sociedade após a prisão.

Trump e Ponder se conheceram em 2018, quando o presidente homenageou Ponder e o agente especial do FBI Richard Beasley, que prendeu o então homem de 38 anos em 2004, em uma cerimônia no Rose Garden da Casa Branca.

Trump então participou da cerimônia de formatura do Hope for Prisoners em fevereiro, no início deste ano.

“Ele criou um dos programas de reentrada de maior sucesso, Hope For Prisoners, em Las Vegas”, disse Trump em um vídeo gravado na Casa Branca. “A esperança para os prisioneiros é um movimento que começou como um sonho, em uma minúscula cela de prisão, e agora está fazendo a diferença na vida de milhares, realmente trazendo a esperança de que haja uma oportunidade e uma comunidade que está esperando e disposta a oferecer uma segunda chance.”

No vídeo, Ponder estava ao lado do presidente, e do outro lado de Trump estava Beasley – os dois se tornaram amigos de “longa data” desde a prisão de Ponder.

“Minha esperança para a América é que pessoas anteriormente encarceradas tenham a oportunidade de aproveitar o fato de que vivemos em uma nação de segundas chances”, disse Ponder na Casa Branca. “Minha esperança para a América é que as autoridades policiais e as pessoas em comunidades em todo o nosso país possam se unir e perceber que, como americanos, temos mais em comum do que diferenças.”