O Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), realiza, nesta sexta-feira (28), os leilões de dois terminais de celulose no Porto de Santos (SP): STS14 e STS14A. Trata-se da primeira concessão incluída no programa Pró-Brasil, que será lançado em breve. Juntos, os terminais terão investimentos previstos da ordem de R$ 420 milhões, incluindo acessos rodoferroviários, e vão render R$ 110,9 milhões para a Santos Port Authority (SPA), autoridade portuária que administra o porto, ao longo dos 25 anos do contrato de concessão. Os leilões terão como critério o maior valor de outorga, com lance mínimo de R$ 1.
“Esse leilão é muito importante para nós porque marca a retomada do nosso programa de concessões. Vai ser uma oportunidade de ver players mostrando o seu interesse em fazer investimentos no Brasil. Estamos otimistas, tenho certeza de que as duas áreas serão arrematadas. E a finalidade da política pública, nesse caso, é fornecer berço e acessos portuários para quem precisa, para quem detém essas cadeias”, ressalta o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Os leilões vão consolidar uma nova lógica de otimização do uso de áreas no Porto de Santos. Dessa maneira, a movimentação das cargas se dará de forma mais setorizada e efetiva, conforme o novo Plano de Zoneamento e Desenvolvimento (PDZ) do porto. Com os próximos acessos ferroviários que serão construídos em Santos, que vão permitir integração com as linhas da Rumo Malha Paulista e da Ferrovia Norte-Sul, o transporte da celulose, assim como de outras cargas, será feito com base na multimodalidade, uma das grandes premissas do setor de transportes. Os dois terminais vão gerar mais de 7.600 empregos, entre diretos, indiretos e efeito-renda.
SOBRE OS TERMINAIS – O terminal STS14, que tem área de 44,5 mil metros quadrados, será atendido por dois berços localizados no cais público do Macuco, com extensão total de cerca de 1.000 metros. O futuro arrendatário deverá realizar investimentos, como construção de novo armazém e aquisição de pontes rolantes para propiciar o descarregamento ferroviário de uma composição de 67 vagões com 88 toneladas cada em, no máximo, 8,5 horas, por exemplo.
Já o vencedor do terminal STS14A, com área de 45,1 mil metros quadrados, além de construir um novo armazém e realizar investimentos que permitam o mesmo descarregamento ferroviário do outro terminal, também deverá custear equipamentos que possibilitem remessa de embarque, do armazém para o cais de, no mínimo, 25 mil toneladas por dia
CELULOSE – O Brasil é um dos maiores produtores de celulose do mundo, sendo esse o produto com maior taxa de crescimento anual no Porto de Santos. Após os investimentos nos terminais, a movimentação desse tipo de carga deve saltar para cinco milhões de toneladas por ano.