Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Vacina da covid-19: o 'jogo sujo' e os atalhos na corrida para criar fórmula; BBC

Detalhes Notícia
Vacina da covid-19: o 'jogo sujo' e os atalhos na corrida para criar fórmula Gordon Corera Da BBC News 29 agosto 2020 Compartilhe este post com Facebook Compartilhe este post com Messenger Compartilhe este post com Twitter Compartilhe este post com Email Compartilhar Direito de imagem EPA Image caption O presidente da Rússia, Vladimir Putin, preside reunião sobre a vacina Sputnik V. Direito de imagem EPA

 

 

Quando a Rússia anunciou, em 11 de agosto, que havia registrado a primeira vacina contra a covid-19, batizada de Sputnik V, a mensagem política e histórica ficou bastante clara.

Em 1957, a União Soviética lançou o satélite Sputnik e venceu a corrida ao espaço. Agora, a Rússia diz que está indo além dos limites da Medicina.

Mas os críticos afirmam que o país está pulando etapas do processo científico de desenvolvimento de uma vacina. E o ceticismo com que o anúncio foi recebido é um lembrete da intensa competição internacional em torno destes esforços.

Nessa corrida, houve denúncias de atalhos indevidos, espionagem, questões antiéticas, ciúmes e nacionalismo. A vacina para covid-19 é um dos prêmios médicos mais valiosos e cobiçados dos tempos modernos. Isso não ocorre só para salvar vidas, mas também pela promessa de glória e validação para quem tiver sucesso.

Leia mais na BBC Brasil