Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

Embaixada do Brasil em Paris é alvo de novos protestos no Dia da Independência; RFI

Detalhes Notícia
Brasileiros protestam com fumaça preta e vermelha, símbolo antifascista, em frente à Embaixada do Brasil e Paris, em 7 de setembro de 2020. © Divulgação/ Alerte France Brésil

 

 

Neste ano, por conta da pandemia, a Embaixada do Brasil em Paris não abriu as suas portas para a tradicional festa do 7 de setembro. Mas brasileiros residentes na Europa, membros de vários coletivos contra o governo Bolsonaro, foram protestar em frente à sede da Embaixada nesta segunda-feira (7).

Enquanto um grupo de ativistas foi à Embaixada do Brasil em Paris na madrugada do dia 7 para projetar um vídeo de cerca de 3 minutos no muro da Embaixada, no prestigioso 8º distrito de Paris, outro grupo realizou o protesto à luz do dia, de surpresa.

O protesto da madrugada, registrado em vídeo, trazia frases como “Verás que um filho teu não foge à luta), em referência ao Hino Nacional brasileiro, “Fora Bolsonaro” e “Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil”.

A projeção foi encerrada com a frase: “Por que sua esposa Michelle recebeu R$ 89 mil de Fabrício Queiroz?”, questão replicada à exaustão nas redes sociais após um jornalista tê-la feito ao presidente Jair Bolsonaro – sobre os repasses feitos por Fabrício Queiroz, ex-assessor investigado pela prática de “rachadinha”, à atual primeira-dama, Michelle Bolsonaro – e receber como resposta que o presidente queria “encher a boca do repórter de porrada”.

O segundo protesto, por volta das 10:30h da manhã, hora local, foi feito com membros de diversos coletivos, entre eles o grupo Fumaça Antifascista, de artistas plásticos e ativistas. A fumaça, nas cores rubro-negras, simbolizam o movimento antifascista, dizem os membros do coletivo.

Leia mais em RFI