Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

Governo francês quer acelerar naturalização de trabalhadores estrangeiros expostos ao coronavírus; RFI

Detalhes Notícia
Uma empregada de um supermercado usando máscara trabalha protegida por um filme plástico durante a quarentena, em Estrasburgo, no leste da França, em 19 de março de 2020. FREDERICK FLORIN / AFP

 

 

A ministra-delegada francesa para a Cidadania, Marlene Schiappa, disse neste domingo (6), em entrevista ao jornal Le Parisien, que quer acelerar o processo de naturalização de trabalhadores estrangeiros que desempenharam funções essenciais durante a quarentena imposta pelo governo para lutar contra a Covid-19, na França.

“Queremos acelerar a naturalização de pessoas de nacionalidade estrangeira que trabalharam na linha de frente durante o confinamento”, como lixeiros, empregados de supermercados, enfermeiros, médicos, “que já deram início ao processo para se tornarem franceses”, declarou em entrevista conjunta com o ministro do Interior, Gérald Darmanin.

Ela precisou que o governo vai igualmente estabelecer um “manual da naturalização” destinado à administração. Schiappa afirma que o processo deve passar sistematicamente pelas mesmas etapas, incluindo uma cerimônia que conta com a difusão de um filme sobre os valores da República e o hino nacional francês.

“Tornar-se cidadão francês não é somente um ato administrativo, mas um ato profundo, simbólico e solene”, completou.

Leia mais em RFI