Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

Escândalo na moda: ex-diretor da agência de modelos Elite na França é acusado de estupro de menores; RFI

Detalhes Notícia
Gérald Marie (imagem de 2001) foi o chefe histórico para a Europa da agência Elite, a maior do mundo AFP - PASCAL GUYOT

 

 

A justiça francesa abriu uma investigação por estupro de menores contra Gérald Marie, ex-diretor da agência de modelos Elite na Europa. O processo foi lançado após acusações de ex-modelos e de uma jornalista da BBC, informou a Promotoria de Paris.

A Fashion Week de Paris começou nesta segunda-feira (28). Mas o assunto que está nos jornais do dia não é o que acontece nas passarelas, e sim um escândalo envolvendo os bastidores da indústria da moda datando dos anos 1980. Uma investigação por “estupro e agressão sexual” e “estupro e agressão sexual a menor” foi aberta contra um dos grandes nomes dos tempos áureos das top models.

Gérald Marie, de 70 anos, é atualmente diretor da agência Oui management. Mas antes disso, ele foi o chefe histórico para a Europa da agência Elite, a maior do mundo, criada em 1971 em Paris por John Casablancas e Alain Kittler, e que ficou conhecida por ter ter representado algumas das modelos mais famosas das passarelas, como Naomi Campbell, Claudia Schiffer ou Cindy Crawford.

O ex-diretor da agência, que foi casado com a top model Linda Evangelista, é alvo de três acusações, uma por agressão sexual e três por estupro. Uma das supostas vítimas é a ex-jornalista da BBC Lisa Brinkworth. Ela afirma que uma noite em outubro de 1998, Gérald Marie, com quem ela foi a uma boate, “sentou-se sobre ela” e “começou a colocar seu pênis na parte inferior de seu abdômen”.

Leia mais em RFI