Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Donos de bares e restaurantes fazem panelaço na França contra novo fechamento para evitar Covid-19; RFI

Detalhes Notícia
O chef francês Philippe Etchebest (centro) faz panelaço com seus funcionários, usando uma braçadeira preta em frente ao seu restaurante "Le Quatrième Mur", em Bordeaux, contra medidas do governo para conter a epidemia de Covid-19. Sexta-feira, 2 de outubro de 2020 AFP - PHILIPPE LOPEZ

 

 

Donos de bares, restaurantes, hotéis e discotecas fizeram um panelaço ña França às 11h45 desta sexta-feira (2), em frente aos seus estabelecimentos, para dizer que se recusam a “morrer em silêncio”. O governo francês estuda fechar, a partir de segunda-feira (5), bares e restaurantes da capital e cinco cidades francesas por causa do agravamento da epidemia de coronavírus.

A convocação para o panelaço foi lançada pelo chef Philippe Etchebest, dono do restaurante “Le Quatrième Mur”, em Bordeaux, jurado da versão francesa do programa Top Chef. A manifestação ganhou a adesão do Sindicato das Profissões e das Indústrias da Hotelaria (Umih). Empresários e seus empregados bateram panelas, usando uma braçadeira preta no braço, “em sinal de luto” pelas perdas do setor.

O ministro da Saúde, Olivier Verán, anunciou na quinta-feira (1) que Paris, Lyon, Lille, Grenoble, Toulouse e Saint-Etienne poderão ser declaradas em estado de “alerta máximo” para a Covid-19, se não houver uma inflexão do número de novas contaminações até segunda-feira. Isso significa fechar completamente esses estabelecimentos, que passaram quase três meses sem qualquer atividade no primeiro semestre.

Leia mais em RFI