Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

França registra alta de pacientes graves de Covid e autoridades anunciam semanas difíceis nos hospitais; RFI

Detalhes Notícia
Os hospitais franceses recebem cada vez mais pacientes de Covid-19 nos serviços de reanimação. © AP - Jean-Francois Badias

 

 

A epidemia de Covid-19 registrou novos recordes nesta sexta-feira (9). Após ter ultrapassado a barra dos 18 mil novos casos dois dias seguidos, o balanço oficial das últimas 24 horas é de mais de 20 mil novas contaminações. O número de pacientes nos serviços de reanimação também tem aumentado e as autoridades temem o impacto desse contexto nos próximos dias no sistema hospitalar. Em resposta, o governo anunciou medidas econômicas suplementares para o sistema de saúde.

Segundo a agência Santé Publique France, órgão ligado ao governo que acompanha a evolução da pandemia, 1.439 pessoas estão hospitalizadas em serviços de reanimação. A França tem uma capacidade nacional de 5 mil leitos em reanimação, e as autoridades temem que os estabelecimentos de saúde fiquem sobrecarregados diante da rápida progressão dos números.

No auge da pandemia, em abril, os serviços de reanimações ficaram saturados, com mais de 7 mil pacientes. Mas no final de agosto, eles eram apenas 400, antes do recrudescimento recente.

Além disso, as autoridades chamam a atenção para um aumento no número de pacientes idosos com Covid-19, população que exige mais cuidados médicos e na qual tem sido constatada uma circulação maior do vírus.

Leia mais em RFI