Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Covid-19: governo francês vai pagar 100% dos salários dos profissionais do turismo e eventos até o fim do ano; RFI

Detalhes Notícia
O ministro da saúde, Olivier Véran, em entrevista coletiva sobre a situação da Covid-19. Em 8 de outubro de 2020. GEOFFROY VAN DER HASSELT / AFP

Numa entrevista conjunta nesta quinta-feira (8), os ministros da Saúde e das Finanças da França prometeram facilitar o acesso à ajuda financeira para empresas em situação difícil por conta da Covid-19. Eles também anunciaram novas restrições para frear a epidemia, que continua a progredir no país.

O titular da pasta da Saúde, Olivier Véran, fez um balanço da situação dos contágios, antes de destacar que “o país precisa de uma economia sólida para fazer frente ao desafio sanitário”. De acordo com o ministro, “a situação continua a se degradar, como em muitos outros países vizinhos”, com “cada vez mais contaminados, mais doentes e mais pessoas que desenvolvem formas graves da doença, o que tem impacto na rede hospitalar”.

Atualmente, a taxa de incidência da Covid-19 na França é de 116 pacientes para cada 100 mil pessoas. Já o fator de reprodução do vírus, que chegou a 3 na auge da pandemia, se encontra em 1,2. Isso significa que uma pessoa doente pode contaminar 1,2 pessoa.

Já a taxa de testes positivos, que chega a 9%, é bem mais elevada do que à época do fim do confinamento, em maio, quando estava em 1%.

Leia mais em RFI