Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Justiça anula título de doutor honoris causa de Lula em universidade de Alagoas; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Juiz diz que não é 'razoável conceder honraria a alguém condenado judicialmente'; assessoria do ex-presidente cita violação de autonomia universitária. O ex-presidente Lula recebe o título de doutor honoris causa na Uneal (Universidade Estadual de Alagoas) durante caravana pelo Nordeste, em 2017, oito meses antes de ser preso - Marlene Bergamo - 23.ago.17/Folhapress

 

 

O Tribunal de Justiça de Alagoas determinou a anulação do ato administrativo que deu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o título de doutor honoris causa da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas), em 23 de agosto de 2017.

Lula acabaria preso oito meses depois, segundo determinação do ex-juiz Sergio Moro, pelo caso do tríplex de Guarujá (SP).

“Não é razoável, nem atende à moralidade administrativa conceder honraria a alguém condenado judicialmente e que ainda responde a outras ações penais”, justifica um trecho da decisão, assinada pelo juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, da 4ª Vara Cível de Arapiraca.

O documento é de 23 de julho, mas só foi acrescentado ao processo no último dia 9, de acordo com os registros eletrônicos do TJ alagoano.

A ação foi movida pela advogada Maria Tavares Ferro, hoje candidata à vereadora pelo PSDB em Maceió. Ela já foi filiada ao Novo e chegou a disputar as eleições de 2018 pela legenda, como candidata à deputada federal, mas não foi eleita.

Leia mais na Folha de São Paulo