Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

França retoma confinamento, Alemanha fecha bares e Itália tenta aplacar protestos contra restrições; El País

Detalhes Notícia
Comissão Europeia anuncia estratégia de testes rápidos para rastreamento do vírus no continente que vive segunda onda, com 1.000 cidadãos europeus morrendo todos os dias. Protestos em Milão nesta quarta para pedir mais programas de auxílio na crise. ANDREA FASANI / EFE

 

 

A Europa parece voltar rapidamente aos quadros iniciais da pandemia de coronavírus. França e Alemanha anunciaram nesta quarta-feira novas medidas de confinamento, ainda que mais suaves que nos meses de março e abril, em uma tentativa de conter o avanço da segunda onda da covid-19, enquanto a Itália tenta aplacar protestos de empresas afetadas pelas novas medidas de restrição.

“A situação do coronavírus é muito grave em quase todos os Estados membros”, advertiu a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, durante anúncio de uma estratégia de testes rápidos massivos para rastreamento do vírus. Segundo ela, o continente está “nas profundezas” da segunda onda, com 1,1 milhão de positivos detectados na semana passada e cerca de 1.000 cidadãos europeus morrendo todos os dias. “Esperamos que os casos continuem aumentando nas próximas duas ou três semanas”, afirmou. E embora os números de ocupação da UTI ainda sejam um terço dos da pandemia na primavera europeia, é provável que continuem a crescer com a chegada da temporada de resfriados e gripes.

Leia mais em El País