Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

RS: Redução de abate de frango vai pressionar preço no varejo; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
FREDY VIEIRA/ARQUIVO/JC

 

 

O setor avícola gaúcho planeja reduzir a produção de frangos em 10% no Rio Grande do Sul para compensar a elevação dos custos dos insumos para as criações. A medida, que foi definida nesta quarta-feira (28), segundo a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) pode resultar em reajustes de preços aos consumidores nos últimos meses do ano.

Segundo a Asgav, dados de analistas de mercado do setor avícola apontam que, nos últimos 12 meses, os principais insumos de alimentação das aves tiveram uma alta muito maior do que as dos preços da carne de frango. Enquanto o farelo de soja sofreu elevação de 110% e o milho 95%, o valor pago pelo frango subiu apenas 30,3% no mesmo período.

Ao mesmo tempo, há pouca oferta de grãos no mercado nacional, devido aos baixos estoques (em parte pela queda de produção causada pela estiagem no verão) e o incentivo às exportações, com o aumento dos preços internacionais e a alta do dólar. “Essa conjuntura de aquecimento dos embarques para o exterior, elevação do câmbio, a pandemia de Covid-19 e os efeitos climáticos tem gerado lentidão nas vendas de milho no mercado interno e eleva os preços a patamares insuportáveis”, explica Segundo José Eduardo dos Santos, presidente executivo da Asgav.

Leia mais no Jornal do Comércio