Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Estrelas fritas com açúcar: uma história de amor e de coragem, costurada pelas mãos de uma mulher visionária. Tecelã das palavras Letícia Wierzchowski conta vida e obra de Adelina Hess em seu novo livro

Detalhes Notícia
Letícia Wierzchowski conta a história de D. Adelina e da construção de um império da moda.

 

As livrarias recebem nos próximos dias, a 32ª obra de Leticia Wierzchowski – Estrelas fritas com açúcar. Uma saga familiar que percorre a história do Brasil, o romance conta a história da jovem Adelina Hess. Nascida e criada no interior de Santa Catarina, ela deixa a escola durante a adolescência para trabalhar no armazém de secos e molhados da família. Lá, Adelina descobre um inusitado talento para os negócios e, enquanto as irmãs namoram e casam, ela se dedica de corpo e alma ao trabalho. A Segunda Guerra Mundial revoluciona o mundo, alcançando os confins do Brasil, e levando o jovem Anselmo, irmão mais velho de Adelina, a se alistar na Força Expedicionária Brasileira. Por conta da guerra, uma tragédia vem assolar a existência dos Hess – trazendo na sua esteira um inesperado amor para Adelina.

Ela vai conhecer Duda, moço da região, poeta e soldado, e ambos se apaixonam perdidamente, começando juntos um futuro e uma família gigantesca formada por 16 filhos. A cada gravidez o perfume de um doce toma conta da casa e através do cheiro irmãos e irmãs sabem que um novo integrante fará em breve parte da família. Mas a vida de Adelina e família não é sempre açucarada, entre labutas e trabalhos, a incansável matriarca vai ter a partir de uma intempérie do tempo e a compra de tecidos feita de forma equivocada pelo marido uma ideia que mudará o futuro dos Hess e da moda no Brasil.

Necessitando de dinheiro para manter uma prole tão grande começa a produzir camisas, que serão vendidas pelas cidadezinhas das redondezas. Adelina é uma mulher à frente do seu tempo – embora mãe de tantos filhos, nasceu para os negócios, e a fabriqueta iniciada no quarto dos meninos pequenos será seu legado de futuro: quando da sua morte, aos 82 anos, em 2008, deixará como legado para a família a maior exportadora de camisas da América Latina.

Um romance épico e cheio de coragem, dor e de luta – é contado pela ” tecelã de histórias” Letícia Wierzchowski com a ajuda de narradoras descidas do Olimpo: as três Moiras fiandeiras, deusas primordias responsáveis por fiar, tecer e cortar o fio da vida de mortais e de imortais, narram este romance cheio de nascimentos, labutas e coragens. Inspirada em fatos reais: Adelina Hess de Souza e seu esposo, Duda, fundaram a marca de camisas Dudalina, empresa que mudou os paradigmas da moda no Brasil.

A autora de outros 31 livros, entre eles O pintor que escrevia, Cristal polonês, Sal, O menino que comeu uma biblioteca, o consagrado A casa das sete mulheres – que foi série da Globo exibida em mais de 40 países -,  e virou trilogia com as sequências Um farol no pampa e Travessia: a história de amor de Anita e Giuseppe Garibaldi; já teve suas obras editadas em países como Itália, Grécia e Croácia. Letícia agora revela todo esse amor ao detalhar os acontecimentos na vida de Adelina Hess como incontáveis peças de tecido abrindo-se diante dos olhos do leitor. Estrelas fritas com açúcar homenageia a força feminina na figura de uma mulher mãe de 16 filhos, que mudou a história da indústria da moda no Brasil.