Porto Alegre, sábado, 11 de maio de 2024
img

A Claridade lá fora: Novo livro de Martha Medeiros é um tsunami das relações humanas

Detalhes Notícia

 

 

Se fosse letrista Martha Medeiros escreveria sucessos do Pop  e flertaria muitas vezes com Blues & Jazz.   suas crônicas são assim, nos embalam com ritmo ora dançante, ora pensante com nosso cotidiano. Por isso, se você é leitora e fã de Martha vai ser que desta vez ela que é fã de grandes bandas de Rock and Roll colocou no papel ou no e-book – como você preferir -,  heavy metal.

A Claridade lá fora, seu novo livro tem a pegada de guitarras distorcidas e bateria pesada, com doses de romantismo como já encontramos em meio a obras de tantos metaleiros que já gravaram letras tratando de paixões e desilusões. Em uma obra onde mais uma vez mostra seu amor por outra das sete artes, o cinema, Martha homenageia dois diretores que adora – quem não ama Almo­dóvar e Truffaut ? -. Ligia, a personagem central, nasceu em um roteiro de cinema, escrito por Martha ao longo de todo ano de 2017. O filme acabou não saindo (mas segundo a autora ainda estão rolando os dados) e acabou virando este romance. O primeiro narrado em terceira pessoa e o mais denso de todos os que a escritora já lançou. Em uma entrevista que realizamos no ano passado, ela já tinha revelado a possibilidade de um filme a partir de um roteiro inédito. Torço para que tudo se viabilize e que possamos ver o enredo nas telas.

A Claridade lá fora trata das relações huma­nas. Algo que Martha conhece muito bem. Está tudo ali, da maternidade à amizade, da culpa à atração sexual. Porque como diz a sinopse, ” …aquilo que mais tentamos esconder, quando se revela, não vem como uma onda, mas como um tsunami.”

Ao longo das 254 páginas, acompanhamos os sentimentos, conflitos e segredos de uma tradutora literária de meia-idade que estudou na França quando jovem e agora vive uma vida de isolamento, poucos amigos e um tanto de amargura na pacata praia de Torre Azul (referência à praia de Torres/RS, frequentada por Martha desde a infância). Até que sua vida muda quando uma doença terminal surge na família e ela precisa voltar para Porto Alegre. O publicitário Marcelo Pires, escreve em seu maravilhoso espaço do Lê esse book“A prosa da Martha Medeiros (a poesia também) a gente lê com gosto, sem vontade de parar: o texto sempre é uma delícia. A Claridade Lá Fora, o seu novo romance, o primeiro em terceira pessoa, consegue a proeza de juntar esta vontade de continuar lendo com a expectativa de que, a qualquer momento, algo incômodo vai ser revelado. E, de fato, se revela. Não vou dar spoiler – mas o novo romance da Martha se refaz depois que chegamos às últimas páginas, juntando vários cacos que fomos recolhendo durante a leitura. A personagem principal, Lígia, existe, é tão complexa que, muitas vezes, nos revoltamos com ela. Assim como “adotamos” o doce Alex, neto de Lígia, desde as primeiras páginas. Mérito, claro, da autora: uma boa história serve, antes de mais nada, pra mexer com a gente. A Claridade Lá Fora faz isso.”

Concordo com ele, o livro mexe com a gente como um bom show musical ou os filmes de Almo­dóvar e Truffaut…  falando sobre as surpresas que a vida nos prega, sobre maternidade, luto, identidades de gênero e relações familiares;  assuntos mal resolvidos que recusam-se a morrer ou o valor das amizades e a capacidade de se reinventar.

A CLARIDADE LÁ FORA
Martha Medeiros
254 páginas – 14cm X 21cm
Livro impresso R$ 54,90 – E-book R$ 37,90