Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

Projeto de autonomia do Banco Central pode ser alterado pela Câmara; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Deputados criticam metas acessórias que foram incluídas em projeto pelo Senado, como a responsabilidade da autarquia passar a fomentar o pleno emprego no País. Uma das polêmicas que cercam a autonomia do BC está na meta acessória de banco de fomentar o pleno emprego. Foto: Raphael Ribeiro/BCB

 

 

Aprovado pelo Senado, o projeto de autonomia do Banco Central pode sofrer modificações na Câmara. O partido Novo, de viés liberal, se prepara para tentar enxugar a proposta que recebeu aval dos senadores para reduzir os chamados acessórios que foram colocados para o BC.

O texto mantém o controle dos preços como objetivo central, mas inclui ainda duas novas metas acessórias, sem prejuízo à principal: suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego no País. O governo concordou com a redação da proposta, apesar de o BC ser historicamente contrário a ampliar o escopo da atuação.

“Há a questão sobre quais são os objetivos do Banco Central. Um deles é o pleno emprego, isso não é papel do BC”, disse o líder do Novo na Câmara, Paulo Ganime (RJ).

Leia mais em O Estado de São Paulo