Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

Grécia inicia lockdown e Europa reforça medidas para frear Covid-19

Detalhes Notícia
O governo grego estipulou um novo lockdown a partir deste sábado (7) AP Photo/Yorgos Karahalis

 

 

A Grécia inicia neste sábado (7) um lockdown de pelo menos três semanas para conter a propagação da Covid-19. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pelo primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, durante uma entrevista coletiva de imprensa virtual.

A principal rua comercial de Atenas, muito movimentada no dia anterior, estava deserta, com funcionários municipais desinfetando as praças vazias.

Ao contrário do primeiro lockdown imposto por seis semanas no fim de março, as creches e escolas do ensino básico permanecerão abertas, anunciou o primeiro-ministro. O ensino à distância voltará ao ensino médio. As universidades já estavam com aulas virtuais.

O lockdown também poupa supermercados, mercearias, postos de gasolina, lavanderias e pet shops. Os bloqueios de estradas verificam as autorizações especiais necessárias para viajar. A multa para quem não usa máscara dobrou para 300 euros.

O número de novos casos de coronavírus na Grécia está aumentando rapidamente e chegou a 2.600 na quarta-feira. O balanço inclui 673 mortes e quase 47.000 casos positivos. “Se continuarmos neste ritmo, em 10 dias teremos mais de 1.000 pessoas no hospital”, advertiu Mitsotakis.

Leia mais em RFI