Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

A vingança do “bairro horrível” de Atlanta que foi decisivo para a vitória de Biden; El País

Detalhes Notícia
Clayton, condado majoritariamente negro e pobre na capital da Geórgia, foi alvo de insultos de Trump no início de seu mandato. Como um bumerangue, a ofensa deu a volta e atingiu em cheio o republicano. Uma mulher comemora a vitória de Joe Biden no bar Sweet Aubur, em Clayton (Atlanta).MONICA GONZALEZ / EL PAÍS

 

 

Um dos primeiros insultos proferidos por Donald Trump no Twitter após se tornar presidente foi dedicado aos 292.000 moradores de um bairro na zona sul de Atlanta. “É horrível”, “está caindo aos pedaços”, “é um bairro infestado de crime” —estas foram algumas das pérolas que o magnata republicano, então recém-instalado na Casa Branca, dirigiu a Clayton, um condado majoritariamente negro e pobre na capital da Geórgia.

Como um bumerangue, aquela mensagem agora deu a volta e atingiu Trump em cheio. O “bairro horrível” foi o grande protagonista na reviravolta dos resultados eleitorais no Estado sulista. Trump começou a apuração ganhando, mas o maciço apoio democrata dos moradores de Clayton (84%, o maior nos 150 condados do Estado) permitiu que na sexta-feira, com 99% dos votos apurados, Biden passasse à liderança, acariciando uma histórica primeira vitória democrata na Geórgia em 24 anos.

Leia mais em El País