Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Abate de visons após surtos de covid gera crise política na Dinamarca; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Ministro da Agricultura renuncia após reconhecer que governo não tinha base legal para ordenar abate de animais, usados na indústria de peles. Oposição pede renúncia da premiê. @Henning Bagger/Titzau Scannix/picture alliance

 

 

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, foi alvo na quarta-feira (18/11) de pedidos de renúncia por parte da oposição por causa de uma ordem que determinou o abate de todos os 17 milhões de visons em criadouros no país. No início do mês, o governo ordenou a erradicação desses mamíferos usados na indústria de peles após relatos de que eles carregavam uma mutação do coronavírus Sars-Cov-2, algo que poderia ameaçar o desenvolvimento de vacinas.

O problema é que o governo não tinha base legal para aplicar a medida em todo o território, apenas nas áreas afetadas. Na semana passada, o próprio ministro da Agricultura, Mogens Jensen, admitiu que a ordem não estava amparada em mecanismos legais. Na quarta-feira, ele apresentou sua renúncia ao cargo.

“Não tenho mais o apoio necessário dos partidos no Parlamento”, disse Jensen, em entrevista à rede de TV DR. “Devo apresentar minha renúncia.”

Leia mais em Deustche Welle