Porto Alegre, terça, 01 de outubro de 2024
img

Plano de vacinação contra Covid-19 deve ficar pronto na semana que vem; veja os principais pontos; O Globo

Detalhes Notícia
Surtos da pandemia em determinadas regiões podem mudar o modo de distribuição dos imunizantes. Ministério da Saúde trabalha com diversos cenários para desenho do plano de vacinação, já que não se sabe qual será a primeira vacina disponível para imunização dos brasileiros Foto: ROBYN BECK/AFP

 

 

A primeira versão do plano de imunização contra a Covid-19 do Ministério da Saúde deverá ficar pronta na próxima segunda-feira (30), após uma reunião do grupo técnico encarregado de elaborar a estratégia. A estimativa é fazer a distribuição das vacinas de forma simultânea em todo o país, mas há possibilidade de que áreas que estejam sofrendo um surto da doença possam ser priorizadas.

A versão consolidada do plano deverá ser concluída antes do fim da fase de testes clínicos das principais vacinas contra a doença em desenvolvimento no Brasil e no mundo. Por isso mesmo, poderá passar por ajustes depois.

Em princípio, a ideia é seguir o plano logístico já utilizado no Plano Nacional de Imunizações (PNI) referente a todas as campanhas de vacinação promovidas pelo governo federal. Em tese, as vacinas deverão ser distribuídas preferencialmente por via terrestre, mas locais isolados serão atendidos por barcos ou aviões.

Leia mais em O Globo