Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

O plano do Japão para seus cidadãos encontrarem o amor - e terem filhos; BBC

Detalhes Notícia
País asiático quer investir na tecnologia para aproximar casais, mas antropóloga sugere que problema é mais profundo — tem a ver com a limitação econômica dos jovens, ela diz. Getty

 

 

País asiático quer investir na tecnologia para aproximar casais, mas antropóloga sugere que problema é mais profundo — tem a ver com a limitação econômica dos jovens, ela diz

O Japão está recorrendo à inteligência artificial para chegar aos corações de seus cidadãos, que compõem uma população com uma das menores taxas de natalidade do mundo.

A partir do ano que vem, o país irá repassar a instituições locais verbas para projetos de tecnologia que facilitem o encontro entre as pessoas. Segundo a agência de notícias AFP, o valor total a ser distribuído pelo governo central será de cerca de US$ 19 milhões (cerca de R$ 97 milhões).

No ano passado, o número de bebês nascidos no Japão ficou abaixo de 865 mil, uma queda recorde na taxa de natalidade.

Alguns lugares no Japão já oferecem serviços de “busca” por parceiros, administrados por pessoas de carne e osso. Também existem ferramentas tecnológicas que costumam combinar informações como de renda e idade.

Leia mais em BBC Brasil