Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Eduardo Leite sanciona piso regional de 2020 sem reajuste; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
'É mais tempo de manter empregos do que forçar uma remuneração que a economia não suporte', disse Leite ITAMAR AGUIAR/PALÁCIO PIRATINI/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

O governador gaúcho, Eduardo Leite, sancionou o projeto de lei que mantém inalterado o salário-mínimo regional, na prática, um congelamento. A Assembleia Legislativa aprovou, na semana passada, emenda ao projeto do Executivo com zero de reajuste para o valor do piso, que deveria ter sido reajustado em fevereiro passado, há dez meses.

O governo havia proposto correção de 4,5%, “para repor a inflação”, segundo texto de fevereiro passado enviado por Leite. “Com a pandemia, o momento econômico é completamente distinto, empresas fecharam, negócios enfrentam dificuldades e a taxa de desemprego subiu”, ponderou o governador, ao validar a decisão do Legislativo, que aprovou emenda proposta pela base aliada do governo.

O chefe do Piratini citou ainda que o reajuste, que seria retroativo, iria “impor esforço a empresas e prejudicaria boa parte dos trabalhadores gaúchos”.

“Não porque não queiramos que tenha crescimento (piso). Tudo que desejamos é o crescimento do poder de compra das pessoas, mas com a situação atípica é mais tempo de manter empregos do que forçar uma remuneração que a economia não suporte”, justificou Leite. “O momento é de manter empregos e e a atividade econômica.”

Leia mais no Jornal do Comércio