Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Londres e Bruxelas dão prazo até domingo para acordo final sobre o pós-Brexit; RFI

Detalhes Notícia
O premiê britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, decidiram nesta quarta-feira estender até domingo o prazo as negociações sobre o pós-Brexit. AP - Olivier Hoslet

 

 

Ao final de um jantar anunciado como a última rodada de negociações sobre o pós-Brexit, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, decidiram na noite dessa quarta-feira (9) estender até domingo (13) o prazo para para chegar a um acordo sobre a futura relação entre o Reino Unido e a União Europeia. As divergências entre os dois lados persistem e o pós-Brexit deve ocupar a pauta de discussões na Cúpula Europeia que começa nesta quinta-feira (10).

Boris Johnson e Ursula von der Leyen conversaram por três horas na capital belga, mas o jantar não permitiu o avanço das negociações.

O premiê britânico e a presidente da Comissão Europeia informaram que o diálogo possibilitou que a posição de cada um fosse “entendida”, mas reconheceram que elas “continuam muito distantes”. Por isso, decidiram convocar de novo as equipes negociadoras que devem se reunir em caráter de urgência para tentar resolver essas questões. “Tomaremos uma decisão no domingo”, anteciparam .

Segundo uma fonte europeia, as negociações entre as duas equipes serão retomados na manhã desta quinta-feira. “Diferenças enormes persistem” e “não está claro se elas poderão ser superadas, mas Boris Johnson não quer deixar de explorar a mais mínima via para um acordo”, assinalou uma fonte britânica.

Leia mais em RFI