Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

Em meio a protestos, Vale anuncia venda de usina de níquel na Nova Caledônia; RFI

Detalhes Notícia
Usina metalúrgica de níquel no sul da Nova Calidônica foi vendida pela brasileira Vale AFP - FRED PAYET

 

 

A mineradora brasileira Vale anunciou nesta quarta-feira (9) que vai vender sua usina de níquel na Nova Caledônia, território francês no Pacífico, a um consórcio internacional. O acordo foi anunciado após vários dias de protesto com bloqueios de estrada e confrontos com a polícia. Os manifestantes são contra a venda da usina para o capital estrangeiro.

A fábrica de níquel e cobalto no sul do arquipélago está localizada ao lado da riquíssima jazida de Goro e será administrada por um consórcio que envolve os funcionários da empresa Vale-NC e a multinacional suíça de matéria-prima Trafigura, como acionista minoritário, segundo a nota da empresa brasileira.

O fabricante especifica que “esta solução de aquisição irá garantir a operação e o desenvolvimento contínuos da planta [no sul do arquipélago], respeitando suas responsabilidades sociais e ambientais, por uma nova empresa [chamada] Prony Resources , em 50% pertencente a investidores caledonianos. “

“O plano de negócios da Prony Resources deve garantir mais de 3.000 empregos diretos e indiretos”, disse Antonin Beurrier, atual presidente da Vale Nouvelle-Calédonie, para quem esta é a única alternativa para que a empresa não feche.

Leia mais em RFI