Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

1º Violão entre Amigos – reunidos por Lucio Yanel

Detalhes Notícia
Como notas de um acorde, oito violonistas somam seus talentos para realizar algo maior: um ato solidário em benefício de Lucio Yanel. Foto: Aline Schwarzbold.

 

 

Trata-se de um vídeo com o objetivo de angariar recursos para auxiliá-lo no tratamento e na alimentação especial de sua esposa, que está em uma séria condição de saúde. O material, que permanecerá com acesso gratuito durante 45 dias, traz cada um dos participantes tocando uma música em homenagem ao Lucio e um depoimento onde relatam a importância do músico argentino na construção de um jeito de tocar violão e no desenvolvimento de um estilo fundamentado e fundamental para o folclore musical que o Sul do Brasil, Argentina e Uruguai têm em comum.

Os oito violonistas são nomes consagrados nas suas áreas de atuação e, embora vários deles não atuem com folclore, externam o quanto apreciam a forma criativa e pessoal das interpretações do Lucio Yanel e a sua importância na construção do estilo do violão brasileiro e latino-americano.

Lucio Yanel, violonista, compositor, intérprete e folclorista, já levou a sua música por vários países da Europa, América do Sul, Estados Unidos e Rússia e participou de incontáveis discos produzidos no RS, com destaque para diversos discos de Jayme Caetano Braum, Gilberto Monteiro, Renato Borghetti, Gaúcho da Fronteira, Joca Martins, Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo e Luiz Carlos Borges.

Além dos espetáculos, ao lado dos maiores nomes da música do Rio Grande do Sul, Lucio Yanel também colaborou com Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui e Antonio Tarrago Ross, importantes nomes da música argentina que constituem a base da música folclórica latino-americana.

O Prêmio Açorianos, promovido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, elegeu como “melhor do ano” os trabalhos de Lucio Yanel em três edições e, em 2016, prestou-lhe uma merecida homenagem com uma Menção Especial por seus relevantes serviços prestados à música gaúcha. Com a mesma intenção, de reconhecimento pela enorme contribuição que o violão de Lucio Yanel prestou à musica rio-grandense, a Assembleia Legislativa concedeu-lhe, em 2005, a comenda Negrinho do Pastoreio, como Destaque Cultural do Mercosul.

Alessandro Penezzi, Daniel Sá, Daniel Wolff, James Corrêa, Marcello Caminha, Marco Pereira, Neuro Jr. e Thiago Colombo lançam neste sábado, dia 12/12, às 19h, 1º Violão entre Amigos – reunidos por Lucio Yanel.

Acesse o canal do YouTube do Lucio Yanel neste sábado, curta o encontro e contribua.
Colabore já, compartilhando essa divulgação ou realizando o depósito na conta abaixo:
Banco Banrisul (041)
Agência: 0185
Conta: 35.093695.0-6
CPF: 003.420.938-78
Nome: Federico Nelson Giles

Para maiores informações sobre o material, entre em contato com Pedrinho Figueiredo pelo e-mail contato@pedrinhofigueiredo.com