Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Holanda fecha até janeiro e Londres endurece restrições; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
República Checa também decreta lockdown, seguindo exemplo da Alemanha, que no fim de semana impôs medidas de isolamento. Compras de Natal em Eindhoven, na Holanda: cinco semanas de confinamento Foto: Rob Engelaar/AFP

 

 

Depois da Alemanha, Holanda e República Checa também decidiram nesta segunda-feira, 14, adotar um lockdown de cinco semanas para conter a expansão da covid-19. No Reino Unido, que anunciou ter descoberto uma nova cepa do vírus, o governo afirmou que Londres entrou na faixa vermelha, a mais grave, e adotará restrições mais rígidas.

Holandeses e checos seguem o exemplo dos alemães, que anunciaram o endurecimento das regras no fim de semana. De acordo com o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, o fechamento total é necessário. “Não estamos enfrentando uma simples gripe, como muita gente pensa”, disse Rutte, em raro discurso na TV, enquanto manifestantes contrários às medidas protestavam em frente à sede do governo.

Pelas regras anunciadas por Rutte, os estabelecimentos comerciais, exceto os essenciais, como supermercados, lojas de alimentos e farmácias, devem fechar a partir de terça-feira, 15, e as escolas, a partir de quarta-feira, 16. O mesmo ocorrerá com museus, zoológicos, cinemas e academias de ginástica. As medidas valerão até 19 de janeiro.

Leia mais em O Estado de São Paulo