Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Em Portugal, contribuições de estrangeiros à Segurança Social crescem 36% e ajudam no equilíbrio das contas; RFI

Detalhes Notícia
Número de imigrantes inscritos na seguridade social em Portugal aumentou 35,7% REUTERS - RAFAEL MARCHANTE

 

O sistema de Segurança Social de Portugal contabilizou contribuições pagas por 393.937 estrangeiros em 2019, “representando 8,5% do total de contribuintes”. Quando comparado com o ano anterior, observou-se um aumento de 35,7% do número de contribuintes estrangeiros. Os dados foram recolhidos pelo Observatório das Migrações e estão no Relatório Estatístico Anual 2020 dos Indicadores de Integração de Imigrantes, lançado em Lisboa, nesta sexta-feira (18), Dia Internacional dos Migrantes.

De acordo com o relatório, em 2019 os contribuintes estrangeiros garantiram “valores e impactos inéditos no país”. O observatório das Migrações ressaltou, ainda, que “globalmente a população estrangeira residente em Portugal tem um papel importante para contrabalançar as contas do sistema de Segurança Social, contribuindo para um relativo alívio do sistema e para a sua sustentabilidade”.

O documento reúne dados de mais de 40 fontes estatísticas e administrativas nacionais e internacionais. Por meio dele, o Observatório das Migrações revela a situação dos estrangeiros que residem legalmente em Portugal “nas mais variadas dimensões que compõem o seu processo de integração”, segundo salienta Catarina Reis de Oliveira, diretora do Observatório das Migrações e autora do relatório.

Leia mais em RFI