Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

França começará vacinação em casas de repouso, mas apenas 19% dos cuidadores pretendem se vacinar; RFI

Detalhes Notícia
Vacinação em casa de repouso será processo lento e poderá excluir idosos incapazes de dar seu consentimento. AFP - LIONEL BONAVENTURE

 

 

A Agência Europeia de Medicamentos se reunirá na próxima segunda-feira, dia 21, e deverá autorizar o uso da vacina Pfizer BioNtech nos 27 países do bloco. O início das campanhas nacionais está previsto para 27 de dezembro – a Espanha, por exemplo, já confirmou esta data. O governo francês definiu que o primeiro grupo será o de residentes das 7.200 casas de repouso do país (43% públicas), o que representa cerca de 600 mil idosos, e os 400 mil cuidadores dessa população.

A vacinação contra a Covid-19 começará na França com uma grande interrogação no ar: qual será o grau de adesão dos franceses à imunização?

Uma pesquisa interna realizada no início de dezembro pela federação nacional de casas de repouso, conhecidas na França pela sigla Ehpad, mostrou que 76% dos cuidadores profissionais não pretendem tomar a vacina. Apenas 19% disseram que irão se vacinar; 5% estavam indecisos. Os aposentados estão um pouco mais animados: 53% dos idosos ouvidos querem tomar a vacina, enquanto 38% rejeitam a imunização.

Se o pessimismo ligado à vacina perdurar, essa situação poderá comprometer os principais objetivos do governo: atenuar a pressão nos hospitais e proteger os mais vulneráveis. Os cuidadores são importantes para incentivar os idosos sobre os benefícios da vacinação. Dos 59.000 mortos pela Covid-19 na França, cerca de 25.000 (42%) eram residentes de casas de repouso.

Leia mais em RFI