Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Aeroporto de Porto Alegre: pavimentação concluída não garante uso da pista ampliada; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Sem a retirada de famílias da Vila Nazaré, o novo traçado da pista não pode ser habilitado LUIZA PRADO/JC

 

 

O novo traçado da pista do Aeroporto de Porto Alegre está a pavimentação pronta, mas isso não significa que a obra esteja concluída. A ampliação, que faz parte do contrato de concessão da Fraport Brasil, depende ainda da conclusão da chamada Resa, parte final do traçado e área de segurança. Para isso, falta a remoção total da vila que fica no fim do traçado.

Após o término de toda a construção, incluindo a Resa, terá de ser feita a habilitação junto às autoridades aeroportuárias para uso dos 920 metros a mais do traçado. A pista atual passa de 2.280 metros para 3.200 metros. As obras tiveram início no primeiro semestre de 2019, com valor de R$ 135 milhões.

A finalização da obra depende da saída de mais de 130 famílias que ainda estão na Vila Nazaré, além de instalações de reciclagem. Muitas famílias que já têm imóvel em residenciais erguidos em contrato do município com a Caixa Econômica Federal não saíram por não ter garantidos espaços para atividades comerciais e para guardar animais, como quem atua com coleta de resíduos recicláveis.

A Fraport Brasil confirma que a obra total tem prazo de entrega para dezembro de 2021, “o que não podemos garantir em função do atraso da realocação das famílias da Vila Nazaré, devido à pandemia”.

Leia mais no Jornal do Comércio