Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

RS: GM marca férias coletivas em Gravataí devido à falta de peças; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Medidas atingem mais de 5 mil trabalhadores da fábrica da GM e sistemistas em Gravataí CLAITON DORNELLES /JC

 

 

Um problema reportado por diversos setores no Brasil, de dificuldade de reposição de insumos na indústria, vai provocar uma pisada no freio na produção de veículos e adoção de férias coletivas. A fábrica da General Motors em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), cancelou aumento da jornada e marcou descanso coletivo para março.
Indústrias automotivas têm menor estoque na história, diz Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
As medidas foram comunicadas na sexta-feira (8) à direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra). A companhia não informou sobre as decisões que atingem os mais de 5 mil funcionários em atividade no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag) que integram a GM e os 18 sistemistas.

Atualmente, são dois turnos de trabalho para montar unidades do Onix. Para se ajustar ao regime de abastecimento de autopeças, foram suspensas uma hora extra diária e trabalho aos sábados que ocorreriam em fevereiro. As férias serão de duas semanas no começo de março, mas podem ser ampliadas em mais uma semana, segundo o Sinmgra.

Leia mais no Jornal do Comércio