Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Trump perde apoio de líderes republicanos; processo de impeachment deve ser votado nesta quarta; RFI

Detalhes Notícia
El presidente Donald Trump sube a su avión oficial, el Air Force One, para despegar de Harlingen (Texas), el 12 de enero de 2021 en EEUU Mandel Ngan AFP

 

 

Na noite de terça (12), o vice-presidente americano, Mike Pence, enviou uma carta à líder da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, informando-a de que não invocaria a 25ª emenda da Constituição dos EUA, que permite que o presidente seja destituído do cargo pelo vice e o gabinete do governo por motivo de incapacidade de exercer a função. O processo de impeachment de Donald Trump deve ser votado na Câmara nesta quarta-feira (13).

“Na semana passada, eu não cedi à pressão para exercer poder além da minha autoridade constitucional para determinar o resultado da eleição, e agora eu não cederei aos esforços na Câmara de Representantes para participar de jogos políticos em um momento tão sério da vida da nossa nação”, declarou o vice-presidente.

Assim, nesta quarta (13), os democratas irão adiante com a votação na Câmara do processo de impeachment que responsabiliza o presidente americano pela violência contra o governo dos Estados Unidos. Na quarta passada (6), Trump encorajou uma multidão a pressionar o congresso americano a não validar a vitória de Joe Biden nas eleições de novembro de 2020.

O clima em Washington está bastante diferente daquele de há cerca de um ano, quando Trump sofreu seu primeiro impeachment. O presidente americano perdeu totalmente seu poder político e não pode mais contar com o apoio do partido republicano.

Leia mais em RFI