Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

RS: Estaleiro gaúcho EBR participa de disputa por plataformas da Petrobras

Detalhes Notícia
Complexo em São José do Norte faz parte do polo naval do Estado ANTONIO PAZ/ARQUIVO/JC

 

 

Em continuidade a sua estratégia de desenvolvimento do campo de exploração de petróleo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, a Petrobras receberá, no dia 1 de fevereiro, as propostas das empresas pré-qualificadas para a licitação da construção das plataformas P-78 e P-79. O processo tem a participação de 10 companhias nacionais e internacionais e entre esses grupos está a EBR – Estaleiros do Brasil, que tem o seu estaleiro localizado no município de São José do Norte.

Além do complexo gaúcho, estão concorrendo pela demanda da estatal empresas como Estaleiro Brasfels, Single Buoy Moorings, Toyo Engineering Corporation, Keppel Shipyard, Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, Modec, Samsung Heavy Industries, Hyundai Heavy Industries e Technip France. O fato da EBR estar participando da disputa é um alento para o polo naval do Rio Grande do Sul que vive um longo período de estagnação.

Recentemente, o CEO da EBR, Maurício Godoy, disse estar otimista quanto às chances de conquistar novos projetos a serem executados a partir de 2021. Conforme o executivo, a Petrobras anunciou para os próximos anos sete plataformas FPSOs (unidades flutuantes que produzem e armazenam petróleo) no campo de Búzios, com regras de conteúdo local. “Já passamos pela fase de análise técnica e financeira e fomos aprovados. Estamos bem posicionados nessas disputas e confiantes que ganharemos projetos”, afirmou Godoy.

Leia mais no Jornal do Comércio