Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

A marcha lenta da Suíça para vacinar toda a população até o verão; SwissInfo

Detalhes Notícia
Os cantões são responsáveis pela execução da estratégia de vacinação e têm o poder de decidir se as pessoas podem ser vacinadas em grandes centros de vacinação ou em consultórios médicos individuais. Keystone / Martial Trezzini

 

 

Depois de um início lento, a campanha de vacinação contra a Covid-19 na Suíça está ganhando força, com o objetivo de vacinar quem quiser até o verão. Mas sua estratégia altamente descentralizada acarreta vários desafios extras.

O filho de Susanne Kuratli acertou seu alarme para as 2 da manhã de sexta-feira, 8 de janeiro – o primeiro dia em que as pessoas poderiam se inscrever para serem vacinadas no cantão de Berna. Depois de preencher todas as informações necessárias sobre a idade de sua mãe, seguro e condições de saúde na página de registro on-line, os espaços para consultas começaram a aparecer e a desaparecer mais rápido do que ele podia digitar.

Ele clicou em aceitar o mais rápido possível, garantindo uma consulta para sua mãe de 80 anos dois dias após a abertura do primeiro centro de vacinação de Berna, em 11 de janeiro.

“Eu me sinto ótimo. Já tenho a vacinação marcada e me sinto um pouco mais seguro”, disse Kuratli à swissinfo.ch. “Eu queria obter a vacina o mais rápido possível para proteger não só a mim mas também aos outros”. Pensei que se eu pudesse liberar uma cama de hospital para alguém, eu deveria fazer isso”.

Leia mais em Rádio Suiça Internacional